Nossa vida é constantemente marcada por rituais. Temos datas de aniversário, natal, casamentos, velórios, cerimônias religiosas, etc. Tais datas estão tão imersas em nosso cotidiano, que nem nos damos conta de como elas marcam nossas vidas, tanto de forma positiva, quanto negativa. Marcar o dia para parar de fumar pode ser mais importante do que você imagina. Mesmo que você tenha escolhido o tipo de parada gradual, é importante definir uma data, o dia “D”. Isso vai ajudar você a se preparar para mudanças, além de fazer com que a protelação, fator tão habitual do ser humano, em especial nos brasileiros, seja dificultada.

Se você já decidiu que deseja parar de fumar, defina um dia, se dê um prazo, que não seja muito distante, pois isso também pode ser uma forma de protelação. Despessa-se do cigarro, seja fumando até “enjoar”, fazendo um enterro, ou uma carta de despedida (exemplos de despedidas de ex-fumantes). Caso você tenha recaído, marque novamente uma data de parada. Muitas pessoas não conseguem parar de primeira. Procure um centro em sua cidade, isso também pode ajudar você. Escolha amigos e familiares para compartilhar seu progresso e te ajudarem nessa luta. E, o mais importante é, não tenha medo de recair, tenha medo de continuar como está…

TratBem está aqui como um método para ajudar você. Você pode se cadastrar e programar sua data de parada e ir acompanhando seus progressos, além de aprender mais sobre o tabagismo e estratégias de como enfrentá-lo e, mais importante, adquirir e manter hábitos saudáveis. Também te possibilita interagir, caso você esteja precisando de ajuda em um momento de fissura, não importando a hora, dia, ou local.

© TratBem 2017 - Todos os direitos reservados